Anália Moraes

Intro

Sua prática explora as interseções entre natureza e artifício através de uma abordagem multidisciplinar incorporando escultura, fotografia e instalação para investigar ecossistemas aquáticos, formações geológicas e cenários alterados pelo humano.

O trabalho de Moraes é caracterizado por um fascínio pela interação entre orgânico e sintético e, ao combinar materiais como argila, vidro reciclado, resinas e silicone, ela busca borrar limites com configurações abstratas que convidam os espectadores a contemplar as relações metafísicas entre os materiais e as maneiras pelas quais eles podem evocar o pensamento associativo. Por meio de suas explorações, Moraes visa levantar questões sobre a interconexão e o delicado equilíbrio entre a atividade humana e o mundo natural.


Mergulhando na transformação da matéria e sua co-autoria do processo criativo, Anália elege o barro como seu principal suporte, reconhecendo nele a capacidade de registrar o tempo e expressar a subjetividade humana. Suas esculturas são o resultado de uma mediação constante entre gesto e matéria, ação e reação, onde as eventuais rachaduras se tornam testemunhas da transformação. Utiliza também o vidro pela sua autonomia e potencial de renovação, enquanto as queimas cerâmicas são vistas como uma "revelação acelerada do tempo geológico".
Ao explorar a ambiguidade material de suas obras, Anália Moraes convida o espectador a uma aproximação íntima, criando um jogo de reconhecimento e estranhamento onde o artificial mimetiza o orgânico, desestabilizando percepções e provocando a reflexão sobre as fronteiras entre o natural e o construído.

Obras
Exposições
CV

Anália Moraes

1994, Sâo Paulo – SP, Brasil

Vive e trabalha em Ilhabela, SP

 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS SELECIONADAS

2025_Mergulho, Verve Galeria, São Paulo

2025_Sala de Jantar, Galeria Marília Razuk, São Paulo

2025_Entremarés, Galeria Marília Razuk, São Paulo

2025_Inteligência Material, SP-Arte, São Paulo

2024_Casual, Subsolo - OAteliê, São Paulo

2024_Eco Ocê, Espaço Quase, São Paulo

2024_Eterno Design, Amarello + Verniz, São Paulo

2023_Volátil, Espaço Alto, São Paulo

2023_Mesmo estando separados, Ateliê 397, São Paulo

2023, VR Tuim, Casa Desayuno, São Paulo

2022_Entre Tempos e Carcaças, Galeria Cavalo + CAMA, São Paulo

2022_Fissura e Vestígio, Gruta, São Paulo

2022_Não sou legal, tô te dando mole_Massapê Projetos, São Paulo

2019_O trabalho manual como possibilidade de resistência e liberdade_Cartel 011, São Paulo

2017_Novos Talentos_Escola Panamericana de Arte e Design, São Paulo

2015_Exposição de Arte Felina_Casa Sinlogo, São Paulo

2014_O Culto da Apreesão_Expo FAU - USP, São Paulo

 

RESIDÊNCIAS

2023_Terra e Travessias, Programa Pororoca + Mirante Xique-Xique, Igatu, BA.

2013_Residência Artística com mentoria de Stephan Doitschinoff, Lençóis, BA

 

PUBLICAÇÕES

2025_ Piscina #2, Brasil

2024_HomoFaber Profile, Michelangelo Foundation, Suíça

2024_Casual Magazine São Paulo Edition, Reino Unido

2024_Amarello Visita Anália Moraes e Fernanda Pompermayer, Revista Amarello, Brasil 

2023_Entre Tempos e Carcaças, Piscina, Brasil

2017_Anália Moraes e o universo feminino, Jornal Estadão, Brasil

2016_Todas as coisas que Anália rabisca. Revista Trip, Brasil 

2013_The Art Issue Part 1, The OK Mag, Brasil