Carolina Colichio
Ribeirão Preto - SP, 1977
vive em São Paulo, Brasil
Artista visual, trabalha com pintura, escultura e instalações. Sua produção parte de escuta atenta da matéria, fazendo imagens e formas brotarem de uma prática diária de observação, fabulação e tradução que retorna à materialidade. Nos deslocamentos entre cidade e natureza, sua poética encontra campo fértil para o encantamento, criando híbridos escultóricos que não se deixam nomear facilmente, gerando estranhamentos ao mesmo tempo que tocam algo de familiar — memórias sensoriais que evocam tempos anteriores ao reconhecimento do mundo. Carolina propõe arqueologias ficcionais, nos revelando criaturas habitantes das zonas de fusão entre o orgânico e o mineral, como se tivessem sido depositadas por fluxos geológicos ancestrais, de várias eras.
As experimentações que desenvolve com cerâmica, porcelana, esmaltes e cera de abelha não só ampliam seu vocabulário de materiais — tendo partindo da aquarela no início de seu percurso artístico —, mas também reiteram a presença de um tempo profundo na composição de suas obras, e um espaço para especulações que emaranham passado, presente e futuro. São organismos de um mundo que já foi mar, criaturas que sugerem a existência de rios soterrados sob as cidades, ancestrais marinhos ou vegetais nos fósseis de um longo agora do qual a humanidade é apenas o milionésimo de segundo.
O conjunto de trabalhos enfatiza ainda o interesse da artista pela porosidade dos seres que possibilitam suas trocas constantes com o mundo. Cada peça parece se nutrir de ventos, de fluxos de água e minerais suspensos se proliferando silenciosamente como se a própria obra fosse uma criatura viva, alimentada por contatos invisíveis. Carolina Colichio nos convida, assim, a caminhar como quem ouve o vento: perceber, no interior do mundo urbano e concreto, as reverberações dos seres que estiveram aqui antes de nós — e que continuam, pacientemente, a ensinar outros modos de viver juntos.
Formada em comunicação social pela Universidade Mackenzie (São Paulo), tem participado de exposições e residências no Brasil e no exterior, com destaque para sua individual Vamos chamar o vento (ArteFasam Galeria, São Paulo, 2023); a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (Portugal, 2022); premiação no 19º Salão de Artes Visuais de Ubatuba (2022); e uma imersão criativa no Arteles Creative Center (Haukijärvi Finlândia, 2022).
Carolina Colichio
1977, Ribeirão Preto – SP, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, SP
EXPOSIÇÕES SELECIONADAS
2025 Afectos Afetos, Massapê, São Paulo
2024 Vertente, Espaço Escada, Ribeirão Preto-SP; Porvir, Gruta, São Paulo
2023 Vamos chamar o vento. Individual, ArteFasam Galeria , São Paulo
Chão Comum, Canteiro, São Paulo; OCO, Soda, São Paulo. 19º Salão de Artes Visuais de Ubatuba, Ubatuba, SP (artista premiada)
2022 XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Fundação Bienal de Cerveira, Portugal; Óleo da pedra errante, Massapê, São Paulo.
2021 Tudo de novo vira começo, Edifício Vera, São Paulo. 27º Salão de Artes
Ser paisagem, Massapê, São Paulo
2020 Até a terra, New Gallery, São Paulo.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
2022 Back to Basics, Arteles Creative Center, Finlândia (bolsista).
2022 W Residência Artística (#8), Ribeirão Preto, São Paulo.
2021 Residência Vera, Edifício Vera, São Paulo.
2020 Kaysaa, Boiçucanga, São Paulo.