MARINA WEFFORT: STILL LIFE

7 Agosto - 4 Setembro 2010
Apresentação

Horário de Funcionamento:

de segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h

“Still Life”, a primeira exposição de Marina Weffort na Galeria Marília Razuk, apresenta duas séries de trabalhos desenvolvidos recentemente pela artista.

Na série Objetos-prateleira Marina cria a partir da apropriação de objetos, como pedras, cartões de ponto, garrafas e xícaras, composições que pretendem tensionar as qualidades e características intrínsecas dos objetos, numa referência clara às possibilidades simbólicas do gênero da Natureza Morta / Still Life.

 

Já em suas aquarelas sobre papel, a artista arranja elementos da vida cotidiana, e em alguns casos presentes nos Objetos-prateleira, em composições frontais simples usando a fluidez da aquarela para estabelecer relações de contato e contaminação entre eles.

 

Em um texto sobre o trabalho da artista, a crítica Fernanda Pitta acrescenta: “Uma estrutura de forças opostas se harmoniza numa imagem e num objeto delicado, amorosos, em que não se anulam nem as tensões, nem as partes.

 

O resultado é pacífico, não-violento. Não se omite a força e a contaminação necessárias ao processo. A matéria precisa ser manipulada, embora não seja necessariamente plástica ou elástica. Mas ela se conforma. Não cede, acompanha. Não deforma, mas adquire a forma do seu par. O artista não é o mágico que faz ver o invisível, mas o artífice, o artesão. Aquele que conhece aquilo do que as coisas são capazes e as ajuda a realizá-las. Promove sua coexistência.

 

Esses arranjos, afinal, apresentam-se como modelos de convivência, algo bastante inusual para os dias de hoje. Poderiam parecer anacrônicos, postulando formas de conduta e de vida numa época em que prescrições não cabem mais. Mas, observando bem, nada tem de autoritários. Não são prescrições, mas exemplos. São proposições, quem quiser que se contamine por elas, como as próprias coisas. A escolha está dada.” 

Vistas
Obras