JOSE RESENDE: ACASALAMENTOS

22 Setembro - 2 Novembro 2007
Apresentação

Abertura: 

sábado, 22 de setembro de 2007, às 11h.

 

Horário de Funcionamento:

de segunda a sexta,das 10h30 às 19h e sábado das 11h às 16h

Em sua segunda individual na Galeria Marília Razuk,o escultor José Resende apresenta a exposição "Acasalamentos" onde mostra 36 esculturas recentes em bronze, resina, acrílico, nebulizadores de água e cabo de aço, criando na galeria um ambiente lírico e renovador em sua poética.

 

O título da exposição pouco revela sobre o ponto de partida de Resende para a produção da nova série, entretanto os trabalhos mostram o emprego da palavra num meio mais inusitado; sabonetes que derretem sobre os outros servem de moldes para algumas das esculturas exibidas na grande instalação.

A solução clara, elegante, de articulações plásticas tensas e precárias distingue prontamente uma escultura de José Resende. 

 

A disparidade de materiais, o recurso a laços, nós e dobras como agente de sustentação, até a sua posição circunstancial no ambiente, tudo converge para uma configuração positiva que testemunha a maleabilidade inesgotável do espaço, a disponibilidade essencialmente plástica do mundo.

 

E um fator surpresa intrínseco reforça a sensaçãode estar frente a uma lírica desinibida capaz de assimilar toda e qualquermatéria, armar situações tão diversas e imprevistas quanto convicentes, e deimediato singularizá-las, torná-las por assim dizer únicas. Em suma,autenticá-las mediante o poder e a graça da autoria, escreveu o crítico RonaldoBrito para o artista.

 

sobre o artista:

Nascido em São Paulo em 1945 José Resende estudou gravura na Fundação ArmandoÁlvares Penteado e frequentou as aulas do artista Wesley Duke Lee. Graduou-se em arquitetura e urbanismo pela universidade Mackenzie em 1967 e concluiu seu mestrado em História pela Universidade de São Paulo em 1981. Em 1966 fundou a Galeria Rex & Sons, junto com Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros, Carlos Fajardo e Frederico Nasser; foi também fundador do Centro de Experimentação Artística Escola Brasil (1970) com Carlos Fajardo, Luís Baravelli e Frederico Nasser onde lecionou até 1974. Resende sempre esteve envolvido com educação, e ensinou em diversas instituições em São Paulo incluindo a Universidade Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica, Campinas e a Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo. Ele está entre os artistas que escreveu e editou a revista de artes "Malas artes" e o jornal de artes " A Parte do Fogo", no Rio de Janeiro e São Paulo.Foi beneficiado com a bolsa do John Simon Guggenheim Memorial Foundation em1984 e viveu em Nova Iorque até 1985. José Resende teve exposições individuais em 1974 no Museu de Arte de São Paulo e em 1975 no Museu de Arte do Rio deJaneiro; tem exibido extensivamente em exposições coletivas internacionais,entre elas a XI Bienal de Sydney, Documenta de Kassel, Bienal Internacional deSão Paulo e Bienal de Veneza.

Vistas