Carolina Martinez: Entretempos
entretempos
Carolina Martinez
TEXTO
Catarina Duncan
ABERTURA
Quinta-Feira, 11 de Junho de 2026, 18h-21h
PERÍODO EXPOSITIVO
11 de Junho - 23 de Julho de 2026
SALA 1
Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi, São Paulo
HORÁRIO DE VISITAÇÃO
seg - sex, 10h30-19h / Sáb, 11h às 16h
Tel: +55 11 3079-0853
Cariolina Martinez apresenta a exposição individual Entretempos, na Galeria Marilia Razuk, com obras inéditas entre pinturas, esculturas e uma instalação de grande formato com 2,40 metros de altura: “Sete Planos em Companhia” é uma obra tridimensional feita em madeira, que recebe camadas de tinta acrílica e verniz e é um convite imersivo à “percepção sobre os espaços em que habitamos”, nas palavras de Catarina Duncan, em seu texto curatorial.
“A pesquisa de Carolina parte de estruturas físicas e materiais que, por meio da cor, podem nos fazer perceber que estamos constantemente atravessados por onde habitamos. A arquitetura atua como dispositivo de ampliação da percepção e a cor como uma linguagem estrutural. Os campos cromáticos funcionam como matéria de transformação. Assim, a obra de Carolina explicita que somos constantemente afetados por onde estamos, pelas sensações que não são nomeadas, que são invisíveis e ainda nos escapam”, relata Catarina.
Para essa mostra, o uso de cerâmica em suas criações é outro diferencial. Ao ocupar o lugar das telas, a matéria-prima reforça sua pesquisa por diferentes materialidades. Não é a primeira vez que a cerâmica se transforma em arte pelas mãos de Carolina, mas percebe-se agora um amadurecimento. Com diferentes dimensões e formatos, há que se destacar, ainda, a assimetria, tanto nas obras, quanto na expografia. Não há em Entretempos uma estética linear: as obras estão dispostas de forma alternada entre uma e outra, criando uma espacialidade dinâmica, rompendo com o padrão das exibições tradicionais.
Vale citar, ainda, a série “Perímetros”. Iniciada a partir de 2015 a artista incorpora ripas de madeira que acompanham os limites dos campos de cor, mas extrapolam o plano do suporte. Borrando os limites entre objeto e pintura, as obras da série adentram a superfície da parede através da projeção das sombras, “como se estivesse trazendo a pintura para fora do espaço do quadro”, explica a artista. Em “Pequenos Portais”, por sua vez, Carolina apresenta três obras nas quais óleo e acrílica sobre cerâmica e acrílica sobre compensado fazem jus às suas pesquisas e experimentações artísticas.
