Douglas Gordon no IMS, São Paulo

14.04.2018 - 26.08.2018 

Douglas Gordon apresenta a Videoinstalação Îles flottantes, (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet) no Instituto Moreira Salles, São Paulo. 

 

A obra audiovisual registra uma ação que Gordon empreendeu em Avignon, na França. O escocês inverteu o fluxo do sistema de canalização do local, inundando o seu jardim. No vídeo, a água se espalha, encobrindo progressivamente crânios humanos dispostos pelo artista no local.

Conhecido por criar obras em múltiplos formatos, Gordon costuma fazer referências a grandes ícones da arte. No trabalho exibido no IMS, ele alude à obra do pintor francês Paul Cézzane (1839-1906), que passou grande parte de sua vida na Provença, cuja paisagem inspirou várias de suas obras. Em seus últimos anos, pintou uma série de naturezas-mortas compostas apenas por conjuntos de crânios dispostos sobre uma mesa. A obra também estabelece um contraponto entre a produção de Cézzane e a do pintor Claude Monet (1840-1926).

 

Visitação

IMS Paulista

Galeria 1/ Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas, das 10h às 22h.

 

Videoinstalação de Douglas Gordon. Îles flottantes, (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet), 2008 © Studio lost but found / VG Bild-Kunst, Bonn 2018