Mariana Serri
Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil, 1982
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
FORMAÇÃO
Artista plástica, ilustradora e educadora. Cursou Educação Artística na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Bacharelado concluído em 2005 e Licenciatura concluída em 2006. Cursou Letras na FFLCH USP – Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, de 2002 a 2007. Cursou o equivalente ao quarto ano do Ensino Médio com habilitação em Artes Visuais na Escola De Wijnpers, em Leuven, na Bélgica.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
Realizou intervenção na fachada do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, obra comissionada site specific intitulada Jardim Horizonte, 2024. Entre 2022 e 2023 apresentou a exposição individual Hoshigaki, no Projeto Gabinete da Casa de Cultura do Parque, com a curadoria de Claudio Cretti. Entre 2021 e 2022 realizou a exposição individual O jogo da aurora, na Galeria Marilia Razuk, com texto crítico de Bia Machado. Em 2013 apresentou a exposição individual Áporo na Galeria Marilia Razuk, em homenagem ao poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, e também a esta palavra. O texto crítico foi escrito por Cauê Alves. Em 2012 apresentou na Casa das Rosas exposição individual de pinturas realizadas para o livro de poemas Epidermias, realizado em parceria com Ângela Castelo Branco, selecionado pelo Proac n.08/2011. Em 2010 apresentou a exposição individual We live on a mountain na Galeria Virgilio.
Em 2014 participou da 3a edição do Programa Internacional de Residências São João, em fazenda colonial em São José do Vale do Rio Preto, RJ.
Suas obras estão em importantes coleções do Brasil, como Museu de Arte do Rio – MAR, Instituto Figueiredo Ferraz, entre outras.
Produz ilustrações para diversas mídias, como Folha de São Paulo, Revista Rosa, Edições Sesc, Editora Buzz, Editora Nós, Ed. Cosac Naify, Ed. Autêntica Contemporânea, entre outros.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
Participa de diversas exposições coletivas, desde 2003, dentre as quais se destacam:
Um teto todo seu, na Galeria Marilia Razuk, 2024, com texto de Juliana Arruga e organização de Juliana Asmir; Na palma da mão: uma exposição ateliê, Sesc São Caetano, SP, 2023, com curadoria de Renata Santana e Diana Tubenchlak; Jaraguá 1135M, em São Paulo, 2023, com curadoria de Laerte Ramos; Exposição 4x5, em São Paulo, 2021, com curadoria de Douglas de Freitas; Acervo Rotativo, curadoria Laerte Ramos, São Paulo, SP, 2021; Um Lugar, Lugar Nenhum: Paisagens contemporâneas, São Paulo, SP, 2021, com curadoria de Rodrigo Andrade. Poéticas para adiar o fim do mundo, Frieze New York, 2021, com curadoria de Regina Teixeira de Barros; Qual a distância até o horizonte, na LAMB Arts, São Paulo, SP, 2019, texto de Cammila Ferreira; O Estado da Arte, com curadoria de Maria Alice Milliet, no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP, 2016; O Espírito de cada Época: 1980 a 2015, com curadoria de Rejane Cintrão, no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP, 2015; Brazilian Modern: Icons and Innovation, na Ampersand House and Gallery, em Bruxelas, Bélgica, 2012; Além da Forma, com curadoria de Cauê Alves no Instituto Figueiredo Ferraz; Os Primeiros dez anos, no Instituto Tomie Ohtake em 2012, curadoria de Agnaldo Farias, Paulo Miyada e Thiago Mesquita; Paisagens à margem, no Programa de Exposições do Paço das Artes em 2011, com Lucas Arruda, Mariana Galender e Mariana Tassinari; exposição Do lugar, na galeria Múltiplo Espaço Arte RJ em 2011; Projeto Radiovisual da 7a Bienal do Mercosul com a obra Aperte o botão ou apresente o seu cartão, realizado em parceria com Lucas Arruda; exposição Incompletudes na Galeria Virgílio em 2010 com curadoria de Mario Gioia; exposição Vistas a perder de vista na Galeria Penteado em 2010 com curadoria de Claudio Cretti; exposição entre 5 paredes,2008, com Ana Prata; Bruno Dunley e Lucas Arruda; 37o Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto; 40o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba; 11a Bienal de Santos; Programa de Exposições de Ribeirão Preto no MARP; 13o Salão dos Novos de Joinville; IV Território de Arte de Araraquara; e 37o Anual de Artes da FAAP, na qual recebeu prêmio pela obra Domingo, 2005, (vídeo, 13’31’’).
EDUCAÇÃO E ENSINO DA ARTE
Trabalha com o ensino da arte há mais de 25 anos.
Ministrou cursos para os mais diversos públicos, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, até cursos livres, oficinas e workshops para crianças, adolescentes, professores e terceira idade. Realiza assessorias e consultorias no ensino da arte.
Destacam-se: a realização da Supervisão da Área de Educação do Instituto Moreira Salles nas sedes de São Paulo e Poços de Caldas, de 2017 a 2019; a Coordenação de cursos para jovens na EBAC, Escola Britânica de Artes Criativas, de 2017 a 2018; a Coordenação do Programa de Mediação da 32a Bienal Internacional de São Paulo, em 2016; a Coordenação da Formação dos Educadores da 29a Bienal de São Paulo em 2010; e a Coordenação, de 2008 a 2014, do Núcleo de Atendimento ao Público da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde trabalhou desde 2004.
Foi professora especialista de Artes na Educação Infantil da escola Up School e no Fundamental I do Colégio Ítaca. Trabalhou na área de Educação do Museu da Casa Brasileira entre 2019 e 2021, onde foi responsável por projetos diversos, como as formações de professores, assessoria em artes e acompanhamento dos professores da EMEI Ricardo Gonçalves, programação de oficinas mensais de desenho no Museu e parceria com o Caps Itaim.
-
condôminos, 2022 -
Da Série Topográfica (Planaltos e chapadas), 2022 -
Da Série Topográfica (You are here), 2022 -
Da série Veredas (estrada), 2021 -
Da série Veredas (lago), 2021 -
Da série Veredas (tesouro), 2021 -
Da Série Portas (Brejo e Lago lilás), 2021 -
Da Série Portas (Pico chinês), 2021 -
Lobeira Alone, 2021 -
Ocre e Azul, 2021 -
Pequi, 2021 -
Carro Dourado, 2020 -
Da série A Sexta Extinção (Bandeira), 2020 -
Da série A Sexta Extinção (Novo Eldorado), 2020 -
Da série Áporo (Denphall), 2013 -
Da série Áporo (Paphiopedilum Gratrixianum), 2013 -
Laranja, estátua e terra (políptico), 2013 -
Sem Título, 2013 -
Malhada, 2011 -
Sem Título
-
Adaptação
Exposição de Acervo 1 - 28 Fevereiro 2025Adaptação tem suas raízes etimológicas no latim adaptatĭo , formado por ad + aptare, com sentido de articular e encaixar, e aptus, significando adequado. O termo ganhou distintas acepções ao...Leia mais -
UM TETO TODO SEU
EXPOSIÇÃO COLETIVA 23 Novembro 2023 - 2 Fevereiro 2024Um teto todo seu. Ou seria um teto todo nosso? A exposição coletiva de artistas mulheres, que acontece na Galeria Marilia Razuk a partir de hoje, 23.11.23, traz como título,...Leia mais -
MARIANA SERRI: O JOGO DA AURORA
27 Novembro 2021 - 28 Janeiro 2022Em ‘O jogo da aurora’, Mariana Serri exibe um conjunto inédito de 40 pinturas, nas quais reflete sobre o equilíbrio entre homem e natureza O movimento solar e os pontos...Leia mais -
4X5 CURADORIA DOUGLAS DE FREITAS
31 Julho - 20 Novembro 20214x5 é uma exposição em processo. Constituída por obras de 20 artistas – 10 representados pela Galeria Marilia Razuk, + 10 convidados –, a exposição se divide em módulos, cada...Leia mais
-
Galeria Marilia Razuk na SP ARTE 2023
Março 22, 2023Temos o prazer de participar da 19º edição da SP Arte, que acontece de 29 de março a 02 de abril no Pavilhão da Bienal,...Leia mais -
Mariana Serri na Casa de Cultura do Parque
15.10.22 - 29.01.23A artista Mariana Serri apresenta ‘Hoshigaki’, exposição individual na Casa de Cultura do Parque, São Paulo. Com direção artística de Claudio Cretti, a mostra faz...Leia mais -
Galeria Marilia Razuk na Frieze Viewing Room 2021
05.05.2021 - 14.05.2021Frieze Viewing Room / NY Edition. A mostra Poéticas para adiar o fim do mundo, com curadoriade Regina Teixeira de Barros reúne um conjunto de...Leia mais -
Not Cancelled Brazil 2020 - Terceira Semana
23.06.2020 - 30.06.2020 Leia mais
Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil, 1982
Vive e trabalha em São Paulo/ Lives and works in Sao Paulo, Brasil
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS/ SOLO SHOWS
2024
Jardim Horizonte, intervenção da fachada, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
2023
Hoshigaki, Casa de Cultura do Parque, São Paulo, Brasil
2022
Hoshigaki, Casa de Cultura do Parque, São Paulo, Brasil
2021
O Jogo da Aurora, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil
2014
3˚ Edição Residência São João, São José do Vale do Rio Preto, Brasil
2013
Áporo, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil
2012
Epidermias, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
2010
We live on a Mountain, Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
EXPOSIÇÕES COLETIVAS/ GROUP SHOWS
2025
Adaptação, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil
2023
Um teto todo seu, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil
2021
Um lugar lugar nenhum, curadoria Rodrigo Andrade, Galeria Marilia Razuk, São Paulo
4x5, Paisagem - Curadoria Douglas de Freitas, Galeria Marilia Razuk, São Paulo
2019
Qual a distância até o horizonte. Lamb Arts, São Paulo, Brasil.
2016
O Estado da Arte, Instituto Figueiredo Ferraz, Curadoria (curated by) Maria Alice Milliet. Ribeirão Preto, São Paulo
2015
O Espírito de Cada Época, curadoria (curated by) Rejane Cintrão, IFF - Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, SP, Brasil
2014
3a.Edição do Programa de Residências São João, São João do Vale do Rio Preto, RJ,Brasil
2012
Brazilian Modern: Icons and Innovation, Ampersand House and Gallery, Brussels, Belgium
Além da Forma: plano, matéria, espaço e tempo, IFF - Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
2011
Os dez primeiros anos, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Exposição Paisagens à margem, Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Exposição 90 em Folha – Imagens do Brasil Moderno, MIS - Museu de Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
Do lugar, Galeria Mul.ti.plo, Rio de Janeiro, Brasil
2010
Grito e Escuto, 7ª Bienal do Mercosul, curadoria de (curated by)Leonora de Barros, Porto Alegre, Brasil
Incompletudes, curadoria de (curated by) Mario Gioia, Galeria Virgilio, Sao Paulo, Brasil
Caixa de arte, Galeria Motor, São Paulo, Brasil
Mediações, curadoria de (curated by) Mario Gioia, Galeria Motor, São Paulo, Brasil
Vistas a perder de vista, curadoria de (curated by) Claudio Cretti, Galeria Penteado, Campinas, Brasil
37ª salão de Arte Contempor6anea de Santo André, Paço Municipal, Santo André, Brasil
2008/09
10 a mil, Escola São Paulo, São Paulo, Brasil
entre 5 paredes, Ateliê Rua Camilo, São Paulo, Brasil
40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, Pinacoteca Municipal, Piracicaba, Brasil
11ª Bienal Nacional de Santos, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Santos, Brasil
Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto, Brasil
13º Salão dos Novos de Joinville, Cidadela Cultural Antarctica, Joinville, Brasil
2006
37ª Anual de Arte da FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, Brasil
2005
Imagem-Ato: Mostra de Atos fotográficos, Casa da Largartixa, São Paulo, Brasil
2004
São Paulo: Múltiplas Perspectivas, Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, Brasil
2003
São Paulo: Uma Reflexão sobre a Cidade, Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, Brasil
OU NÃO 1, Edifício Guanabara, Vale do Anhangabaú, São Paulo, Brasil

